GRUPO ESCOTEIRO ERIVALDO SANDRO COMPLETA NO DIA 08 DE MARÇO 30 ANOS DE FUNDAÇÃO | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

GRUPO ESCOTEIRO ERIVALDO SANDRO COMPLETA NO DIA 08 DE MARÇO 30 ANOS DE FUNDAÇÃO


Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro comemora 30 anos de bons serviços à comunidade piripiriense.


A Diretoria do Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro torna pública a Programação dos Eventos em comemoração ao 30º aniversário de fundação.
Atualmente o Grupo conta com um efetivo de 206 membros associados à União dos Escoteiros do Brasil.
Nesse ano o Grupo foi contemplado com duas Premiações Nacionais – Grupo Padrão - Nível Ouro e 2º lugar no Troféu destaque Aurélio de Azevedo Marques.
As premiações serão recebidas no 23º Congresso Nacional Escoteiro, da 24ª Assembleia Nacional Escoteira a ser realizado entre os dias 21 e 23 de abril de 2017, Goiânia (GO).
Maria do Socorro Oliveira Mesquita
Diretora Presidente – 2º/PI G.E Erivaldo Sandro
HISTÓRICO DE FUNDAÇÃO DO GRUPO ESCOTEIRO ERIVALDO SANDRO.


 
De janeiro a março de 1985, o Comissário Distrital Arnaldo de Sousa Barros, teve alguns contatos com a Prefeitura Municipal de Piripiri e a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios com a proposta de fundar um Grupo Escoteiro no município.
No dia 09 de março de 1986, o então Prefeito Municipal Luiz Cavalcante e Meneses, solicitou ao Comissário Distrital que viesse a Piripiri para tratarem do assunto proposto pelo mesmo. Por intermédio de um Pioneiro da cidade de Campo Maior, Valdenor, o Chefe Arnaldo atendeu ao pedido do Sr. Prefeito, veio à cidade, e manteve contato com o mesmo, o qual se prontificou em colaborar com tudo que fosse necessário para a Fundação.
De 28 a 30 de agosto de 1986, Frei Frederico pediu ao Comissário Distrital que demonstrasse o Escotismo na cidade e o mesmo atendendo ao pedido, realizou uma atividade onde participaram Seniores e Pioneiros da cidade de Campo Maior com o objetivo de incentivar aos jovens da cidade de Piripiri.
No início de setembro do mesmo ano, foram feitas inscrições de rapazes e crianças para ingressarem no Movimento Escoteiro e teve a organização por conta do Grupo de Jovens – JAC (Jovens Amigos de Cristo). No dia 13 de setembro Chefe Arnaldo, teve seu primeiro contato com os meninos que haviam feito as inscrições, 32 garotos de 11 a 17 anos.
No dia 19 do mesmo mês, a Diretoria do Grupo de Jovens – JAC encaminhou um ofício ao Comissário Distrital, formalizando o pedido de fundação do Grupo Escoteiro na cidade.
De 07 a 09 de novembro do mesmo ano, 15 futuros Escoteiros e 5 futuros Seniores, participaram do IX Elo Nacional na cidade de Teresina, usando o lenço do Distrito, foram sob a responsabilidade do Chefe Arnaldo.
No mês de dezembro, de 19 a 21, alguns futuros Escoteiros de Piripiri participaram da Convenção de Graduados na cidade de Pedro II. Entre os participantes estiveram: Marcos Vinícius, Robert Luiz, Erivaldo Sandro, Quaresma e Gerardo. E os Seniores: Afonso, Luciano e Valdenir.
No dia 20 de fevereiro, foi feita a primeira reunião com Pais dos garotos recém-inscritos com o objetivo de organizar a Fundação do Grupo Escoteiro e nesta reunião tiveram o total apoio dos Pais.
No dia 08 de março de 1987, foi fundado o Grupo Escoteiro Padre Freitas, com 25 Escoteiros e 6 Seniores. Primeiramente foi conferida a Promessa do Chefe de Grupo, José Medeiros, em seguida o Chefe de Grupo José Medeiros realizou a promessa de seus Escoteiros. A Cerimônia foi dirigida pelo Chefe Distrital, o qual conferiu também as Promessas dos membros da Primeira Diretoria do Grupo, ficando o seguinte: CONSELHO DE GRUPO - Presidente Hélio Ferreira de Sousa, Vice-presidente Adalgisa A. de Sousa / COMISSÃO EXECUTIVA - Presidente Alice Nunes dos Santos, Vice-presidente Claudete Maria de Araújo Alves, Chefe de Grupo José Medeiros, Diretora Financeira Maria dos Remédios Melo, Diretor Financeiro Adjunto Antônio dos Santos Cardoso, Diretora Administrativa Maria Erinelda Teles de Sousa, Diretora Admin istrativa Adjunto Maria de Fátima Melo / COMISSÃO FISCAL - Manuel Fernandes da Silva, José Morais, João Pedro Viana Neto.
 
A Mudança do nome Padre Freitas para Erivaldo Sandro
 
No dia 19 de maio, o Grupo Escoteiro encontra no caminho o que não esperava, a família do escoteiro Erivaldo Sandro Ferreira teve que levá-lo à Teresina (Capital-PI) com sérios problemas de saúde e após oito dias de angústia por parte dos companheiros de grupo e familiares e feito tudo que foi possível na tentativa de salvá-lo, no dia 26 de maio de 1987 o mesmo falece vítima de leucemia, deixando o nosso convívio e indo para junto de Deus.
No dia 04 de outubro de 1987, o Grupo passa a ser chamado Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro, justa homenagem prestada, que devido os poucos meses de convívio em nosso meio demonstrou grande espírito de luta em prol do Grupo ao passo de ter sido um ótimo monitor. No mesmo dia, o Grupo foi premiado com a Fundação da Alcateia que naquela oportunidade tinha 08 Lobinhos.
A fundação deste Grupo Escoteiro veio coroar o trabalho e a dedicação de pessoas que muito contribuíram para que os jovens do município de Piripiri pudessem praticar o escotismo e assim tornarem-se membros participantes e úteis em suas comunidades.
Destacamos nesse grupo de pessoas: Arnaldo de Sousa Barros, Francisco Pereira (Pitico), Ronaldo de Araújo Meneses, Alice Nunes dos Santos e Frei Frederico Zilner os quais desde 1986 empenharam-se nesta tarefa. Espera-se que com a ajuda de Deus e daqueles que foram chamados a dar continuidade a esta obra iniciada em 1987, o Grupo consiga crescer cada vez mais, para que melhor possa servir aqueles que esperam por uma mão amiga.

Notícias Relacionadas

Geral 1729350200075060119

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item