MAIS CHUVAS!! Meteorologia espera volume de chuvas superior a 300 milímetros em março | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

MAIS CHUVAS!! Meteorologia espera volume de chuvas superior a 300 milímetros em março


Março é o mês que mais chove nas regiões Norte e Centro-Norte do Piauí. Portanto, Teresina, que se localiza na região Centro-Norte do Estado, tem previsão de muitas chuvas ao longo deste mês. Todavia, já em fevereiro, a Capital teve chuvas acima da média, pois o esperado para o mês eram 247mm de água, porém choveu 335,6mm, quase 100mm a mais. Para março, a média esperada de chuvas é de 301,5mm. 
A meteorologista Sônia Feitosa ressalta que por conta das chuvas terem ultrapassado a média em fevereiro, para o mês de março, a expectativa não é de grande diferença do esperado. “Como fevereiro foi um mês que choveu além da média, não é obrigado que março chova muito acima do esperado. A expectativa é que chova a média ou ligeiramente acima”, explica. 
De acordo com a meteorologista, as chuvas devem se concentrar mais na primeira quinzena de março. “Essa primeira semana vai chover bem em Teresina, até o dia 6 vai ter chuva. Do dia 7 ao dia 11, vai diminuir um pouco, mas há uma tendência de retomar novamente dia 12”, esclarece. 
Sônia Feitosa explica ainda que esse aumento de chuvas se deu por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que estaria muito próxima do Piauí. Segundo ela, essa é a zona de encontro dos ventos que vêm do Nordeste e Sudeste e formam nuvens carregadas. Tais nuvens estariam atuando com grande intensidade em Teresina, trazendo um grande volume de chuvas. 
“Essa zona é a que mais faz chover aqui, traz chuvas mais volumosas. Ela está bem pertinho de nós, hoje [2 de março] ela está a 0°, no Equador, até 3° Norte; está em uma posição boa pra gente”, afirma. A ZCIT tem uma oscilação anual e influencia no tempo e no clima das áreas tropicais.

Notícias Relacionadas

Destaque 2899985595245812628

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item