Saúde Municipal de Piripiri lança a Campanha Contra a Tuberculose | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

Saúde Municipal de Piripiri lança a Campanha Contra a Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde lança a Campanha Contra a Tuberculose.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde lança a Campanha Contra a Tuberculose: tuberculose existe e juntos podemos acabar com ela, no período de 20 a 24 de março. A Campanha tem por objetivo Intensificar a busca ativa de casos de Tuberculose em nosso município, através da divulgação de informações sobre a doença em vários pontos da cidade e zona rural.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis(Bacilo de Koch) que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A forma pulmonar, além de ser a mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença, que ocorre ao inalar partículas, através da fala, tosse ou espirro de alguém doente que não começou o tratamento. Embora, o risco de adoecimento seja maior nos primeiros dois anos após a primeira infecção, uma vez infectada a pessoa pode adoecer em qualquer momento de sua vida. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.
No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. .A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.
Todas as pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para fazer o exame de baciloscopia, com o intuito do diagnóstico precoce e início do tratamento medicamentoso, evitando assim a disseminação da doença.
Todas as equipes de saúde estarão mobilizadas para a obtenção de mais este objetivo, disse o Secretário de Saúde Dr Luís Pereira.

Notícias Relacionadas

Saúde 7297059338271204823

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item