8 de abril - O Dia Mundial de Combate ao Câncer | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

8 de abril - O Dia Mundial de Combate ao Câncer

A secretaria de municipal de saúde, através do Centro de Saúde da Mulher, desenvolveu nesta quinta-feira, dia 08 – Dia Mundial de Combate ao Câncer, o mutirão de conscientização no PSF 03.
Através de um mutirão a  enfermeira Daura Menezes e outras profissionais realizaram, no Bairro Prado, mais de 30 citologias, que é o chamado de Papanicolau.
Papanicolau é o exame que previne câncer de colo uterino.
É um exame simples, foi criado pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. 
Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero: início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal. Ele deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. O exame ginecológico completo consiste do exame e palpação das mamas e depois o exame de Papanicolau.
Dados: www.orientacoesmedicas.com.br

Notícias Relacionadas

Saúde 6613817568847532795

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item