Vigilância Sanitária alerta para cuidados na compra de pescados | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

Vigilância Sanitária alerta para cuidados na compra de pescados


Com a proximidade da Semana Santa, o consumo de pescados tende a ter um aumento significativo nesse período. Com isso, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) alerta para alguns cuidados, que são importantes para que o consumidor adquira produtos de qualidade.

Ao comprar o pescado, é preciso inicialmente, observar os critérios de limpeza, organização do ambiente e a higiene dos manipuladores nos estabelecimentos que trabalham com a venda dos produtos. “São observações que são de extrema importância e podem causar sérios danos à saúde, se não forem obedecidos criteriosamente”, destacou a coordenadora de alimentos da DIVISA, Vania Correia.
Além disso, o consumidor deve ficar atento às condições das embalagens. “Não se deve comprar alimentos com embalagens violadas, amassadas, rasgadas, molhadas, furadas ou com outros sinais de alterações”, explicou à coordenadora.
Se a opção for por comprar peixes frescos, é importante observar a ausência de manchas, a escama deve ser bem firme e resistente, pele bem aderida, olhos brilhantes e salientes, brânquias de cor rosa ao vermelho intenso. No caso do bacalhau, ele não deve apresentar manchas vermelhas ou escuras e aparência sem umidade. O congelamento é um eficiente meio de manter a qualidade do pescado, mas, a data de validade deve ser sempre verificada.
Em relação aos crustáceos, por exemplo, o camarão, deve apresentar corpo curvo e firme, sem manchas escuras, com casca aderente ao corpo e cheiro suave. “Seguindo essas orientações, o consumo desses alimentos será de melhor qualidade e a população vai garantir um produto mais seguro, podendo, neste período, preparar suas receitas e consumir produtos de forma saudável”, finalizou a coordenadora.
Com informações do Cidade Verde

Notícias Relacionadas

Saúde 216787719992628959

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item