Secretaria de saúde praticamente triplica números de procedimentos em apenas cinco meses | Piripiri40Graus

Secretaria de saúde praticamente triplica números de procedimentos em apenas cinco meses

Em apenas cinco meses a saúde municipal ganha novo aspecto e os número comprovam a grande evolução alcançada. O primeiro desafio da secretaria estava relacionado a estruturação física e de pessoal. Todos os veículos da secretaria estavam em estado de não trafegabilidade, havia falta de equipamentos nos postos e programas de saúde inativos. Com objetivos definidos, a secretaria planejou metas para curto, médio e longo prazo, e sucesso já pode ser visto com inúmeras mudanças.

Segundo o secretário de saúde, Dr Luiz Pereira, o cenário hoje já é completamente diferente e traça planos firmes para o futuro. “Nosso grande objetivo é a abertura da UPA, que hoje se encontra em um triste cenário, onde até a fiação de energia foi furtada. Mas estamos com uma equipe trabalhando diariamente na parte burocrática para finalmente colocar em prática este serviço”.

Em 2016 Piripiri contava com um desfalque de 13 médicos para atendimentos nos postos de saúde, além de 8 enfermeiros e 6 cirurgiões-dentistas. Atualmente o único problema encontra-se com a falta 3 médicos, onde somente no Parque Petecas, Crioli e Vertentes não possuem médicos na equipe, problema que deve ser resolvido nos próximos dias.
Paralelo a isso, a secretaria reativou programas essenciais como o “Melhor em Casa”, que é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde. Hoje existe uma equipe completa formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, além de equipe de apoio com fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.

Através de dados do SISAB/ESUS é possível comparar os números do primeiro quadrimestre de 2016 com o de 2017. A evolução é grandiosa, como por exemplo no número de consultas agendadas, com um aumento de 86% e consultas no dia, que saiu de um número de 960 para 1970. No quadro de Conduta/desfecho outro aumento considerável, onde no retorno para consulta agendada a evolução foi de 234%.
O diretor do departamento de atenção à saúde, Almiro Costa, fala sobre a consistência dos números apresentados. “Estes dados são números oficiais e a evolução é clara e vivenciada no dia a dia da saúde municipal. Estamos realizando um trabalho de total atenção, cuidado e aproximação da secretaria com a população”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Saúde 1401262021702771465

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Facebook

Parceiros

item