Piripiri tem consumo considerado médio: Crack está presente em 60% das cidades piauienses, aponta confederação. | Piripiri40Graus

Piripiri tem consumo considerado médio: Crack está presente em 60% das cidades piauienses, aponta confederação.

Piripiri tem consumo considerado médio, segundo o levantamento.

Em levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios mostra que o crack está presente em pelo menos 60% das cidades do Piauí e esse número pode ser ainda maior. 


A cidade de Piripiri é considerada pelo levantamento como uma cidade com um nível de consumo médio(veja mapa), porém está próximo à cidades com alto nível de consumo como a cidade de Barras que perde apenas para Teresina, Altos e Campo Maior, cidades que também estão tomadas pela droga.

Em todos esses municípios, a droga circula livremente principalmente entre os jovens e destrói muitas famílias. Só na Comunidade Terapêutica Casa do Oleiro em Teresina, são 130 jovens que tentam mudar de vida. O problema é tão grave que as vagas foram divididos entre mulheres, adolescentes e também egressos do sistema prisional. O trabalho dá resultado, mas não consegue dar conta da grande demanda.

O diretor José Gouveia explicou que é preciso um apoio maior da sociedade pra oferecer oportunidade a quem sofre com a dependência química. “O melhor caminho é a prevenção. Mas como nós perdemos o controle não podemos olhar para os nossos irmãos que estão sofrendo com essa doença e não fazer nada”, comentou.

De acordo com o coordenador estadual de enfrentamento às drogas, Sâmio Falcão, são mantidos convênios com 22 casas de reabilitação. Além do tratamento, outras ações de prevenção também são realizadas. Segundo ele, a ausência de conselhos de políticas sobre drogas nos municípios dificulta o acesso a mais recursos nessa área.

“Poucos municípios tem a criação do conselho, infelizmente. A gente tem feito todo mês capacitação nas cidades voltada para profissionais multiplicadores desse enfrentamento as drogas e também orientado aos municípios a criar conselhos para vir recursos e desenvolver projetos”, explicou.

O levantamento é da Confederação Nacional dos Municípios e você pode ver o mapa completo do consumo da droga em todo o país clicando AQUI.

Com informações do Observatório Nacional do Crack

Notícias Relacionadas

Destaque 4593042458556672442

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Facebook

Parceiros

item