Segurança Pública é tema de audiência ,pública na Câmara de Piripiri | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

Segurança Pública é tema de audiência ,pública na Câmara de Piripiri

Em Audiência Pública realizada nesta terça-feira, dia 27 de junho, a Câmara Municipal de Piripiri debateu o tema da segurança pública no município, alvo de muitas reclamações da população.
Compareceram inúmeras autoridades, dentre elas o delegado regional Jorge Terceiro, o Comandante de Polícia Coronel Erisvaldo Viana, demais delegados de polícia lotados no município, o Deputado Estadual Marden Menezes, o prefeito municipal Luiz Menezes, representante do Ministério Público promotor Cesário Neto Cavalcante, o Vice-prefeito Murieel Queiroz, representante da OAB Dr. Mauro Júnior, representante do grupo de escoteiros Dona Socorro Mesquita, representantes da PRF, Tiro de Guerra e entidades da sociedade civil, além dos vereadores da Casa.
Apesar de ter solicitado anteriormente o adiamento da audiência para que pudesse participar, o Secretário Estadual de Segurança, Deputado Fábio Abreu, não compareceu, frustrando a expectativa da população presente, já que dele dependeriam os possíveis encaminhamentos ou soluções.

Durante a sua fala, o comandante da Polícia Militar no município, Coronel Erisvaldo Viana, deixou claro que o principal problema da PM é a falta de estrutura, desde a grande defasagem de policiais efetivos, até mesmo a precariedade de veículos, falta de rádio comunicador, combustível e até mesmo a Central do 190 não possui cobertura das operadoras. "Trabalhamos sem as condições necessárias e o grande problema é a falta de investimento", esclareceu o Comandante.


O delegado regional Jorge Terceiro em sua fala sugeriu a elaboração de uma lei municipal regulando o horário de eventos no município e solicitou do Prefeito Luiz Menezes a análise da criação de uma guarda municipal.
O presidente da OAB Subseção Piripiri, Dr. Mauro Júnior, em seu discurso avaliou que ao invés do estado competir com o município na realização de eventos, por exemplo, deveria era economizar e aplicar este recurso em segurança.
O Deputado Marden Menezes mostrou números que apontam o Piauí como o estado que menos investe em Segurança Pública. "O investimento no Piauí é algo em torno de setenta e um reais por pessoa. O Maranhão, o penúltimo Estado que menos investe, ainda assim aplica a média de cento e sessenta e sete reais por pessoa, mais do que o dobro do Piauí. Não é à toa que muitos criminosos estão migrando para o nosso estado pela falta de estrutura local", ressaltou o parlamentar.

O Prefeito Luiz Menezes afirmou que estuda a possibilidade de criação da guarda municipal e que dependerá da melhoria das condições orçamentárias do município e cobrou do estado o cumprimento do que está na Constituição e uma maior estrutura para as policiais civil e militar, sendo a segurança pública um dever do Estado.

A audiência havia sido requerida pelo vereador Revetrio Souza, que ao final tentou politizar sem fundamento a discussão, juntamente com o vereador Genival Sales, quando os debates transcorriam de forma técnica e apartidária.
Infelizmente para ambos, a ausência do Secretário de Segurança e dos representantes do Governo no Município, além dos próprios dados revelados pelos representantes das polícias civil e militar esclareceram a responsabilidade de cada ente na problemática da Segurança em Piripiri.

Vale lembrar que no âmbito da segurança pública já foram utilizadas como promessas políticas por diversas vezes, por representantes do governo no município, a instalação do Corpo de Bombeiros e a implantação de um sistema eletrônico de vigilância. Medidas que até agora não passaram de promessas.

Notícias Relacionadas

Polícia 3755339579614994009

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item