Reaberta a Biblioteca da Vara do Trabalho de Piripiri | Piripiri40Graus

Reaberta a Biblioteca da Vara do Trabalho de Piripiri

A Biblioteca da Vara do Trabalho de Piripiri, que recebe o nome da saudosa piripiriense, Desembargadora Federal do Trabalho Nídia de Assunção Aguiar é reaberta oficialmente ao público.
A solenidade aconteceu na manhã de hoje, quarta feira (26/07/17), com a participação do Exmo. Desembargador Joaquim Antônio Castro Aguiar, representante da família Assunção Aguiar, doador-mor da maioria dos livros da biblioteca, Exmo. Juíz do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro, Dr. Robert Aguiar (filho da homenageada), Exmo. Juiz Titular da Vara do Trabalho de Piripiri, Francílio Bibio, Exmo. Desembargador Corregedor do TRT da 22ª Região, Dr. Arnaldo Boson Paes, Exmo. Juiz Titular da Vara Federal de Oeiras – PI, Dr. Carlos Vagner Nere  representando a Escola Judicial – EJUD, Ilmo representante da OAB-PI Subseção Piripiri, advogado Dr. Manoel Inácio Vieira de Sá, Ilmo senhor vice-prefeito de Piripiri, Murieel Queiroz, secretário de cultura da cidade,  Ducival Araújo, convidados, servidores do órgão, do município e pessoas da comunidade.
Os familiares e colegas de trabalho destacaram a história de vida da Desembargadora Nídia de Assunção Aguiar e sua importância na carreira que trilhou. O acervo conta com mais de 2.300 títulos, entre obras jurídicas, de literatura e muitas outras.
“Esse momento é um marco histórico para a Justiça do Trabalho, para a Vara Federal do Trabalho de Piripiri, para a Escola Judicial da 22ª Região, porque nós estamos efetivamente abrindo ao público esse espaço cultural em homenagem a Desembargadora Nídia Aguiar, um espaço cultural que vai nos servir pra aprimorar e nos levar a um patamar de elevação cultural cada vez maior, porque aqui nós temos, não só livros para leituras, para o deleite de todos que queiram aproveitar, mas também utilizaremos esse espaço cultural da Biblioteca Desembargadora Nídia Aguiar como espaço de atualizações jurídicas, espaço de concursos literários, espaço de declamação de poesias, saraus, enfim, para que possa este espaço congregar o maior número possível de pessoas que estão interessadas em evoluir, porque o estudo é o único investimento que é 100%. O estudo nos liberta. E aqui este é o mote maior, de liberdade, de cidadania, de cultura, de aprimoramento, de conhecimento”, declara o Juiz Titular da Vara do Trabalho de Piripiri, Francílio Bibio.
O Desembargador Joaquim Antônio Castro Aguiar disse que a família inteira sente a falta da Desembargadora Nídia de Assunção Aguiar, lembrando o histórico de luta e de vitórias dela no estado do Rio de Janeiro, não esquecendo suas raízes do Piauí e de Piripiri. “Ficamos felizes por essa homenagem de ter o nome dela na Vara do Trabalho e assim resolvemos prestigiar a biblioteca, doando livros, a maioria deles raros, livros da literatura nacional, estrangeira, seja da área jurídica, que servem para consulta e estudos e para apreciar princípios constitucionais e legais. Por isso, não trouxemos só os livros, como resolvemos mandar livros pra cá. Espero atender a população de Piripiri, dos município adjacentes e ser uma biblioteca útil, biblioteca que sirva para expandir a cultura, seja cultura jurídica, seja a cultura literária”, pontua.
Vice-prefeito Murieel Queiroz 

 





Notícias Relacionadas

Destaque 1215500510734645494

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Facebook

Parceiros

item