Ação quer impedir Ufpi de entregar título concedido a Lula | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

Ação quer impedir Ufpi de entregar título concedido a Lula

A advogada Sarah Cavalca Sobreira ingressou com ação popular, com pedido de liminar, para tentar impedir que a Universidade Federal do Piauí faça a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele estará em Teresina entre os dias 1º e 04 de setembro, quando deve receber a honraria.
Sustenta a ação ajuizada na Justiça Federal, que a caravana realizada pelo líder petista, por estados do Nordeste, seria uma oportunidade para que Lula faça "propaganda político-eleitoral em seu favor, o que caracteriza o desvio de finalidade do ato público".
Menciona declarações atribuídas a Lula, tratando sobre sua possível candidatura para 2018, e reforça que "há indícios de utilização dos eventos para fins partidários, visando realizar uma pré-candidatura nestas cerimônias". Diz ainda a ação que a comunicação da entrega do título deu-se em 9 de agosto de 2017, data próxima ao anúncio da caravana.
Na ação são citados ainda os processos contra o ex-presidente, e a condenação de Lula proferida pelo juiz federal Sérgio Moro, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, no caso do tríplex do Guarujá. "Não é razoável nem atende a moralidade administrativa a concessão de título honorífico a quem foi condenado judicialmente e responde por outras ações penais".
CASO NA BAHIAEm sua passagem pela Bahia, em 18 de agosto, a comitiva de Lula improvisou um ato em frente à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A instituição foi impedida pela Justiça Federal de conceder ao ex-presidente o título aprovado pelo conselho universitário.
Havia expectativa de que a liminar fosse derrubada, mas segundo a reitoria da universidade, a Advocacia Geral da União não conseguiu responder a tempo.
Desde 2011, quando deixou a presidência, o petista já recebeu 28 títulos.

Notícias Relacionadas

Política 6503381741257430082

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item