Deputado marca audiência para discutir programa de combate à depressão | Piripiri40Graus

Deputado marca audiência para discutir programa de combate à depressão

O deputado Marden Menezes (PSDB) marcou junto à Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), data para realizar audiência pública para discutir a criação de um programa estadual de combate à depressão e prevenção ao suicídio no Piauí. A audiência será no dia 15 de agosto e contará com a presença de representantes de órgãos públicas das áreas da Saúde e Educação, sociedade civil organizada, e comunidade em geral.

A motivação do debate é a preocupação do parlamentar com os altos índices de suicídio na capital e em várias cidades do interior, com destaque para Oeiras e Piripiri. “O presente requerimento tem uma importância muito grande pela situação de saúde pública em que nós vivemos, hoje, no Piauí. Nosso Estado apresenta altos índices de suicídio em seu território com uma taxa 43% maior do que a média nacional. E eles estão, geralmente, relacionados a casos de depressão, é essa realidade que precisamos combater”, frisou Marden.

O deputado explicou ainda que a proposta da audiência é uma resposta aos anseios da população, o que fez com que ele ampliasse o Projeto de Lei, nº 37, de sua iniciativa, que institui a Semana de Conscientização sobre a Depressão entre Adolescentes, Jovens e Adultos, para uma proposta mais abrangente de criação de uma política pública articuladas com a sociedade na prevenção ao suicídio através do combate à depressão.

“Observando a repercussão desse projeto junto à sociedade e a quantidade de ligações e e-mails que recebemos de professores, educadores e profissionais da área de saúde, nós entendemos que é necessária uma discussão mais ampla e mais profunda a respeito desse tema de grande relevância para a população piauiense”, ressaltou Marden Menezes.

Em função do projeto, o deputado recebeu, ontem (2), em seu gabinete, representantes do coletivo cultural Salve Rainha interessados em participar da construção do projeto do deputado. O coletivo, que tem uma atuação de revitalização dos espaços urbanos de Teresina, vem também abordando, através de rodas de conversa, temas delicados como suicídio, feminicídio e saúde mental.

“Essa é uma demanda da sociedade e se precisa primeiro falar sobre o assunto. Durante muito tempo foi um tema tabu e, em Teresina, como no Piauí como num todo, mas principalmente em Teresina, tem muito suicídio e muito suicídio feminino. Aqui é o único lugar do mundo onde o índice de suicídio feminino ultrapassa o masculino, com exceção da China, e nós percebemos que é um problema de saúde pública, mas é principalmente um problema da sociedade. E uma lei onde seja possível embasar as ações voltadas para a prevenção é muito importante”, disse Railane Carvalho, uma das integrantes do Salve Rainha.

O parlamentar solicita que sejam que participem também da audiência, o secretário de Estadual de Saúde, Florentino Neto, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, o presidente do Conselho Regional de Medicina, do Conselho de Psicologia e representantes das universidades Estadual e Federal, de igrejas e entidades. 


-- 
Catarina Santiago
Assessoria de Imprensa

Notícias Relacionadas

Política 9193735091311099427

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Facebook

Parceiros

item