Protocolo do Piauí de combate à violência é adotado pela ONU Mulher | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

Protocolo do Piauí de combate à violência é adotado pela ONU Mulher

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP), informou que o protocolo que está sendo adotado no Piauí para investigar casos de feminicídio e estupro coletivo vai ser adotado pela ONU Mulher. A afirmação foi feita em evento do colunista Péricles Mendel, no Bliss Favorito Buffet. 
Margarete acrescentou que foi implantando um observatório que está analisando todos os casos de feminicídio antes e depois da lei. "Essas estatísticas, com dados consistentes, vão ajudar a combater a impunidade, porque muitas vezes os estupradores e feminicidas estão sendo soltos por falta de provas", considerou.
Segundo a vice-governadora, a pauta de combate à violência contra mulher é extensa e, além do observatório, foi criado também um plantão de gênero, a delegacia de feminicídio e um protocolo de investigação de feminicídio e estupro coletivo. 
"O protocolo está sendo adotado pela ONU Mulher, inclusive países como a Argentina, estão estudando esse novo protocolo como referência no combate à violência contra mulher", enfatizou.
Margarete disse ainda que na pesquisa que está sendo levantada pelo observatório, o Piauí vai ser o primeiro Estado a ter uma estatística qualificada, que vai ajudar a colocar os agressores na cadeia. "Estamos fazendo todo o esforço para que estupradores e feminicidas não fiquem soltos. Com os inquéritos bem feitos e bem acabados, o poder judiciário vai decidir pela punição do agressor e, aí, combatemos a questão da impunidade", argumentou.
A vice-governadora lembrou que a violência contra a mulher é cultural no país, mas considerou que essas ações vão ajudar a combater a impunidade.
Ela comentou ainda a estatística nacional que coloca o Piauí como o segundo no ranking de maior número de casos de estupro coletivo. De acordo com ela, o estado aparece nessa posição porque os dados estão qualificados e os casos estão sendo apurados corretamente. 
Cidadeverde.com

Notícias Relacionadas

Polícia 1685933632376885223

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item