Marden Menezes cobrará ações definidas em audiência pública para combater poluição no rio Piracuruca | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

Marden Menezes cobrará ações definidas em audiência pública para combater poluição no rio Piracuruca

O deputado Marden Menezes (PSDB) considerou produtiva a audiência pública que discutiu a poluição do rio Piracuruca e de sua barragem, mas afirmou que vai cobrar das autoridades competentes a execução das ações definidas na ocasião. A audiência, que aconteceu no final da tarde de quinta-feira (31), no próprio município, foi proposta por Maden que solicitou à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa a realização do debate sobre a crescente degradação do manancial. 

“Foi uma audiência muito produtiva, com resultados concretos e nos resta agora fazer esse devido acompanhamento, encaminhar todo o relatório para as autoridades que estiveram presentes e as que por algum motivo não puderam vir, para que cada uma, dentro da sua área de ação, possa fazer aquilo que foi debatido, discutido, providenciando as ações necessárias”, destacou Marden Menezes.

 A audiência contou com a presença de várias autoridades locais e estaduais, dentre elas, os deputados Robert Rios (PDT), Júlio Arcorverde (PP), Dr. Hélio Oliveira (PR), atual presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alepi. Também participaram do debate, o secretário de Turismo do Estado, Flávio Nogueira Júnior e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semar). Estiveram presentes ainda, vereadores de Piracuruca e do município São José do Divino e população local. Marden lamentou, porém, a ausência de representantes da Prefeitura de Piracuruca.

Segundo o deputado Marden, dentre as deliberações tomadas na ocasião, merece destaque o compromisso assumido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de implantar projeto já existente para realização de limpeza do leito do rio Piracuruca, orçado em R$ 400 mil. “Nós precisamos de uma ação imediata de limpeza da sujeira e poluição que já existe ao longo do leito do rio Piracuruca e para isso, foi garantido aqui, pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, que há um projeto orçado em 400 mil reais e que esse projeto estará em execução”, informou o parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, a Semar também se comprometeu em executar uma fiscalização mais rígida junto à criação de peixes em gaiolas, atividade econômica comum na região. “Uma outra problemática é uma fiscalização mais rígida e imediata por parte da Secretaria de Meio Ambiente do Estado sobre a criação de peixes, sobre a piscicultura em gaiolas. Não se trata de perseguir ou de prejudicar a vida de quem está ganhando o seu pão com uma atividade econômica explorando as águas da barragem, mas se há exploração econômica, é necessário que ela seja legal, que ela seja sustentável e que ela não agrida o Meio Ambiente, que possa gerar emprego e renda, mas que esteja dentro da legislação em vigor”, explicou Marden Menezes.

Estiveram presentes ainda na audiência, representantes da Colônia de Pescadores de Piracuruca, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, e da Cooperativa dos Apicultores e a Associação de Piscicultores, além de técnicos Centro de Educação Ambiental, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).⁠⁠⁠⁠ 

Adicionar legenda

Fotos e texto: Ascom do deputado

Notícias Relacionadas

Política 3888342026521216629

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item