Seduc-PI ganha prêmio nacional de tecnologia em educação | Piripiri 40 Graus | Noticias de Piripiri

Seduc-PI ganha prêmio nacional de tecnologia em educação

O programa Mobieduca.me, utilizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o monitoramento da frequência escolar, foi o campeão entre os 12 projetos finalistas que concorreram ao prêmio nacional e-Gov, iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, recebeu pessoalmente o prêmio, entregue na abertura da 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), realizado de 13 a 15 de setembro, em Porto de Galinhas - PE. A premiação, criada em 2002, é a maior premiação da América Latina para o segmento e tem como objetivos reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais.

"O Mobieduca.me é uma ferramenta fundamental para a gestão escolar, tanto que nas escolas que a possuem, houve a diminuição de 75% de evasão dos alunos. Outro ponto de destaque é a integração entre escola, família e comunidade, a queda na infrequência de professores e gestores, entre tantos outros benefícios", afirma a secretária Rejane Dias.
Alguns fatores de sucesso do Mobieduca.me estão relacionados ao baixo custo de manutenção dos equipamentos e serviços; a utilização de infraestrutura existente na escola, sem necessidade de reformas ou adaptações e a utilização de recursos humanos existentes na escola, com necessidades de treinamento mínimo.
A identificação com código de barras faz parte do software Mobieduca.me que, ao constatar a falta do aluno na escola, comunica automaticamente aos pais, através de mensagens em seus telefones celulares, que ele não está frequentando as aulas. O programa também é utilizado para comunicação de reuniões e informações sobre o comportamento do aluno dentro da escola.
"No caso de ausência desse estudante, os pais ficam sabendo imediatamente para que possam tomar providências, seja avisando à escola em caso de falta justificada ou questionando do aluno o porquê da falta. Com esse sistema, não existem mais pais ou responsáveis alheios ao que acontece na escola", explica a secretária.

Fonte: Portal Meio Norte

Notícias Relacionadas

Educação 8006616481637486307

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item