PUBLICIDADE

Piauí vai receber 16 mil doses de medicamento contra a covid

Piauí vai receber 16 mil doses de medicamento contra a covid

O Piauí vai receber do Ministério da Saúde 16 mil doses do medicamento Paxlovid para tratamento de pacientes que apresentam sintomas leves e moderados da covid-19 e que estão em alto risco de desenvolver a forma grave da doença. A informação foi confirmada pela Diretoria da Unidade de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (Sesapi).

O Paxlovid composto por dois compostos ativos: o nirmatrelvir e o ritonavir. Juntos, estas duas drogas interrompem a replicação do coronavírus no corpo do paciente, ajudando a controlar a infecção e a reduzir a gravidade dos sintomas. O Paxlovid é aplicado via oral, mas só poderá ser adquirido mediante receita médica.

O medicamento contra a covid será distribuído em todas as regionais de saúde do Piauí para os 224 municípios. Manoel Pinheiro, diretor da Unidade de Assistência Farmacêutica da Sesapi, explica os critérios de disponibilização.

“Inicialmente esse medicamento será restringido aos pacientes em casos leves a moderados que não estejam hospitalizados, mas que têm alta probabilidade de se tornarem casos graves. Há também os pacientes que se encontram imunocomprometidos, que têm acima de 18 anos e todo e qualquer paciente acima de 65 anos”, explica.

Manoel lembra que mesmo com a disponibilização do Paxlovid, ele não substitui as medidas preventivas contra a covid-19 como a vacinação, a higienização das mãos e o uso de máscara.