PUBLICIDADE

Piauí registra alta nos casos de tuberculose com 916 diagnósticos

Piauí registra alta nos casos de tuberculose com 916 diagnósticos

  O Piauí tem registrado um aumento preocupante nos casos de tuberculose. É isso o que aponta o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), divulgado nesta sexta-feira (22). Somente no ano epidemiológico de 2023, que vai encerrar em outubro de 2024, o Estado já contabiliza 916 casos de tuberculose. A taxa de incidência é de 27,7 casos a cada grupo de 100 mil habitantes.

 

Os números preliminares já são maiores inclusive que todo o ano de 2022, quando o Piauí totalizou 806 novos casos de tuberculose com uma incidência de 24,6 diagnósticos a cada grupo de 100 mil habitantes

 

 

Um dos fatores que pode ajudar a explicar este aumento nos casos de tuberculose está no abandono do tratamento. É o que comenta Ivone Venâncio, supervisora da Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis, da Sesapi. “Essa realidade está diretamente relacionada ao abandono de tratamento e à falta de informação sobre como se comporta a doença na população. Por isso apoiamos os 224 municípios na identificação dos casos através da busca ativa e com a qualificação dos profissionais das microrregiões de saúde”, destaca.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também como conhecida como Bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer, também outros órgãos e sistemas do corpo humano. A forma extrapulmonar, ou seja, a que afeta outros órgãos, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com IV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

Como a tuberculose é transmitida?

A transmissão da tuberculose ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com a infecção ativa, sem tratamento. Ela também pode ser transmitida pela inalação de aerossóis por individuo suscetível à doença.

É importante ressaltar que a tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e talheres dificilmente se dispersam e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença.

Quais os sintomas da tuberculose?

Tosse seca ou com catarro por três semanas ou mais

Febre no período da tarde

Sudorese noturna

Emagrecimento

Como é feito o diagnóstico da tuberculose?

No Brasil, o diagnóstico da tuberculose é realizado conforme as determinações do Manual de Recomendação para Controle da Tuberculose, sendo subdividido em diagnóstico clínico, diferencial, bacteriológico, imagem, histopatológico e por outros testes de diagnósticos.