PUBLICIDADE

Rio Parnaíba entra em cota de inundação em Luzilândia e deve aumentar de nível nas próximas horas

De acordo com o boletim, a cota atual do rio Parnaíba em Luzilândia é de 5,76 m, 6 cm acima da cota de inundação, que é 5,70 m.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou, nesta sexta-feira (12), que o rio Parnaíba, na cidade de Luzilândia, está acima da cota de inundação. Já os rios Longá, em Esperantina, e Marataoan, em Barras, também continuam acima do nível de inundação, mas devem reduzir um pouco nas próximas horas.

De acordo com o boletim, a cota atual do rio Parnaíba em Luzilândia é de 5,76 m, 6 cm acima da cota de inundação, que é 5,70 m. A tendência é o rio permanecer em elevação nas próximas 12 horas, com nível previsto da ordem de 5,79 m, continuando em situação de inundação.

Confira o boletim na íntegra clicando aqui

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 8,06 m, 66 cm acima da cota de inundação, que é de 7,40 m. A tendência é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores em torno de 7,91 m, mas ainda em situação de inundação.

O nível do rio Marataoan, em Barras, no momento é de 4,51 m, 31 cm acima da cota de inundação, que é de 4,20 m, devendo reduzir lentamente o nível nas próximas 8 horas, caso não sejam observadas chuvas intensas, conservando a atual situação de inundação e cotas da ordem de 4,48 m.

Demais rios

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,72 m, abaixo da cota de atenção, que é 5,50 m, devendo permanecer em equilíbrio nas próximas 8 horas, com cota prevista de 4,73 m, permanecendo em condição de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,85 m, portanto 5 cm abaixo da cota de atenção, que é de 4,90 m, já em situação de normalidade, devendo apresentar redução do nível nas próximas 8 horas, com cotas no entorno de 4,78 m, ficando 12 cm abaixo da situação de atenção.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, localizada em Teresina, é de 7,35 m. O rio está em processo recessivo, devendo chegar a valores da ordem de 7,07 m nas próximas 10 horas, ainda conservando a atual condição de normalidade. Cidadeverde.com