PUBLICIDADE

Policiais civis suspendem atividades em protesto e ameaçam “greve” no Piauí

A categoria se concentrou no canteiro central da Avenida João XXIII

Policiais civis do Piauí suspenderam as atividades durante um protesto nesta sexta-feira (11), em Teresina. A categoria se concentrou no canteiro central da Avenida João XXIII, na zona Leste da capital, próximo à sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI).

Segundo Isaac Newton, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (SINPOLPI), o movimento corresponde a quarta ação da Operação Prelúdio. O grupo cobra mais dialogo com o Governo do Estado e a SSP-PI para uma reestruturação da carreira policial. 

“Queremos dialogar de forma efetiva. Em nenhum momento queremos prejudicar a sociedade, em nenhum momento as atividades essenciais foram suspensas, mas outros foram. Se a categoria está aqui, no dia de hoje, é porque está indignada”, disse o sindicalista.

Durante o protesto, iniciado na quinta-feira (10), algumas funções policiais foram temporariamente suspensas, como diligências de cumprimento de mandado de prisão, busca e apreensão; operações e participação em operações de outros órgãos, além da participação em blitzes e realização de intimações. 

Apesar de não impactar as atividades essenciais, a categoria avalia a possibilidade de prorrogar o movimento paredista. “Para sociedade em si não vai ser uma consequência boa, porque vamos evidenciar as mazelas do estado”, concluiu Isaac Newton.