Filme piauense atinge mais de 1 milhão de visualização no Youtube



Dois cineastas amadores, da cidade de Oeiras, estão fazendo o maior sucesso na internet, eles já produziram, de forma independente e com equipamentos improvisados, seis filmes e já preparam o sétimo. Agora conseguiram atingir mais de 1 milhão de visualizações no Youtube. O filme de maior sucesso na internet é “No tempo do Chifre”.

Desde 2010, Antoniel de Abreu (19 anos) e o seu tio Domingos Abreu (29 anos) começaram a roteirizar, produzir, gravar, dirigir e atuarem em seus filmes, todos de autoria deles. Mesmo com muita dificuldades, eles sempre buscaram realizar o sonho de fazer cinema.

Eles também já produziram outros filmes: “Abreu e suas 3 mulheres” , “As aventuras de Xixi e Cocô” , “Zaion – O cavaleiro do mal”,  “Só se for agora”. Os títulos, ainda desconhecidos pelo grande público, mas já faze sucesso a produção dos dois cineastas amadores oeirenses. 

 

Conheça a história dos Cineastas

Os dois  recebem ajuda de patrocínio de cinco comerciantes do bairro onde moram, a Vila São José, na periferia da cidade. Isso ajuda  os cineastas a arcar com os custos das produções e também vendem os filmes por R$ 3,00.   

O primeiro filme produzido pela dupla foi “Abreu e suas 3 mulheres”, que é baseado em fatos reais e narra a história do pai de Mimingo de Abreu, nome artístico de Domingos, que tamabém é a estrela do longa, no papel do homem que teve mais de uma dezena de filhos em três casamentos. A produção tem cenas gravadas em São Paulo, Campinas, áreas rurais de Oeiras e em Novo Oriente, terra natal de boa parte da família dos cineastas.

"Começamos a gravar no quintal de casa. Depois fui a São Paulo buscar minha mãe, fiz umas cenas lá e colocamos no começo do filme. Você pensa até que o filme é produzido no Rio de Janeiro. É bem profissional”, descreve Domingos.

A história, que ganhou até uma continuação – “Abreu e suas 3 mulheres” 2, é construída com base em relatos de parentes e pitadas de ficção e improviso. “O texto é improvisado, mas o roteiro todo é pensado. Sempre dá uns errozinhos que a gente usa no final do filme. Os atores se divertem”, descontrai Mimingo de Abreu, que também protagoniza outros longas da Antoniel Produção, nome que batiza a produtora dos filmes.

“Meu pai cometeu suicídio, mas minha mãe pediu para não colocar isso no filme. Colocamos de outra maneira. Minha mãe até se emocionou vendo”, confidencia o ator, diretor e roteirista, entregando o desfecho do filme.

 

Filmes são lançados na rua

A produção dos filmes envolve toda a família Abreu e o elenco dos longas é composto por vizinhos e parentes dos cineastas. Ainda longe dos tapetes vermelhos hollywoodianos, os lançamentos dos filmes são feitos em frente às casas dos cineastas. “Fechamos a rua e colocamos o filme no telão. Sai muita gente até outros bairros para ver”, comenta Mimingo.

Para anunciar o lançamento do penúltimo longa, “Só se for agora”, a dupla fez propagandas em carros de som e postou chamadas no Facebook. Antoniel explica mantém o canal de vídeos no Youtube, mas as produções ainda não estão abertas ao público.

 

Fonte: Portal Integração