Criança de 2 anos fica presa e acaba morrendo queimada em incêndio em Teresina



Uma criança de dois anos morreu vítima de incêndio em um acampamento ao lado do Assentamento 17 de Abril, no povoado Chapadinha Sul, na zona rural de Teresina. A criança estava sozinha em casa quando o fogo, iniciado em um mato ao lado, atingiu a residência na tarde deste domingo (15). 

O incêndio se alastrou rapidamente pelo acampamento e atingiu outras casas. O major José Veloso, do Corpo de Bombeiros, contabilizou 206 casas incendiadas, elas eram cobertas de palha o que ajudou o fogo a se alastrar. As famílias perderam tudo e estão desabrigadas.

“Inicialmente disseram que o incêndio era em vegetação, que estava próximo a algumas casas e no deslocamento foi repassado que já havia atingido as residências. Nós passamos direto para os barracos. Mas, onde a criança estava o acesso era difícil. A equipe foi a pé primeiro, porque não passava carro e depois deram um jeito da viatura entrar, porque o fogo se propagava rápido”, explicou o major Veloso. 

O representante do Movimento Sem Terra (MST) no Piauí, Adilson de Apiaim, lamentou a tragédia. "Nós já estivemos no local e agora estamos na cidade atrás de água, gelo, comida para as famílias que perderam tudo no incêndio. Foi em um acampamento ao lado do 17 de Abril. Tivemos, infelizmente, essa fatalidade com a criança, com menos de três anos de idade. Foi uma tragédia, uma cena lamentável”, disse Adilson de Apiaim.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e ir até o local; as chamas foram controladas, mas o incêndio já tinha destruido muitos barracos. A coorporação foi acionada por volta das 13h20. Inicialmente, a informação era de que o incêndio ocorreu no próprio 17 de Abril. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no momento do incêndio, a criança estava dormindo sozinha na casa e acabou morrendo. A mãe da criança havia saído do local para pegar água em outra parte do assentamento. 

"Houve esse incêndio florestal próximo às residências do assentamento e a mãe tinha saído para buscar uma água para uso doméstico, deixando a criança sozinha dormindo. Houve esse incêndio no mato e passou pra residência da senhora, onde teve vítima essa criança de dois anos de idade", ressaltou o sargento Pimentel. 

Fonte e fotos: Portal Cidade Verde