Com apenas 10 anos, aluna da rede municipal do Piauí lança livro



Edelanni Silva, de 10 anos, é apaixonada por leitura. Aluna da Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, a menina prodígio está no 4º ano do Ensino Fundamental e já contabiliza quase 400 livros lidos. Na próxima quinta-feira, dia 7, lançará uma obra própria, que começou a escrever aos 8 anos de idade.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), está viabilizando a publicação da obra de Edelanni, que se chama “A bolinha mágica”. No livro, a menina reúne histórias inspiradas nas centenas de obras infantis que já leu, com direito a fada, magia e emoção.
 
A jovem escritora conta que o gosto pela leitura começou assim que aprendeu a ler, por isso menciona sua professora alfabetizadora como uma das principais incentivadoras. Em casa também recebe o apoio da família. A família de origem humilde não esconde o orgulho da filha. “Ela é incrível. Eu sempre digo para as minhas filhas que o estudo é tudo, que não pode desistir. Acredito que uma vida melhor só é possível através da educação, quero dar para elas o que não tive”, afirma o pai Deusenir da Silva.
 
De acordo com a Semec, serão mil exemplares para Edelanni divulgar o trabalho no qual depositou boa parte do seu talento. A menina afirma que pretende continuar com o ritmo de leitura e logo virão mais livros. “Eu adoro ler, minha imaginação viaja nas histórias e, com tantas que li, faço uma mistura, vou criando. Já estou com uma ideia para meu próximo livro, que será sobre uma garota bastante aventureira”, anuncia.
 

Leitura é incentivada na escola
 
A escola é outro ponto de apoio para a paixão da jovem escritora. Com o projeto “O mundo mágico da imaginação”, a Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro envolve 495 estudantes em atividades divertidas baseadas nos livros estudados em sala de aula. A ação busca despertar o interesse das crianças pela prática da leitura.
 
No ambiente escolar, Edelanni é influenciada e também influenciadora. Seu livro já foi apresentado para os outros alunos como forma de inspiração, ao lado da professora Conceição de Maria Santos, outra escritora fruto da unidade de ensino. Para a professora, que está em sua segunda obra, o ambiente influencia a prática. “Sou professora de matemática, mas amo ler, e sempre estou despertando nos meus alunos esse gosto pelos livros. Estamos nos influenciando mutuamente”, declara.
 
Na Prefeitura de Teresina a paixão ganha forma. Os rabiscos, que antes eram sonhos, são transformados em uma publicação real, com capa, dedicatória e tudo que um livro de verdade deve conter. A custo zero para as famílias, a Semec financia a publicação das obras de alunos e professores talentosos. Em 2017, pelo menos três livros escritos por alunos foram lançados no Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), entre eles a 11ª edição de um grupo de alunos que não deixa a tradição se perder, escrevendo um livro por ano, há 11 anos.

 

Fonte: Portal Cidade Verde