Secretaria Municipal de Saúde realizará 2000 exames de mamografia em Piripiri



 

Teve início na manhã de hoje, 23, na Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão de exames de mamografia através da Central da Mama. Estão programados cerca de 2000 exames até o dia 13 de novembro, para mulheres entre 50 e 69 anos.

Segundo a enfermeira Letícia Carvalho esta é uma ação de extrema importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama. "Na consulta clínica nós já temos o exame clínico das mamas realizado pelos profissionais de saúde e agora com a mamografia nós complementamos a ação para que as mulheres possam ter a sua saúde garantida e o diagnóstico precoce deste câncer que ainda mata muito", disse.

O 'ônibus da mama' fica na sede da secretaria de saúde até o dia 27/10. Dia 28 estará na comunidade Caldeirão, de 30/10 a 04/11 os exames acontecerão na Praça Haroldo Resende, de 06/11 a 10/11 no Parque Curumim, dia 11/11 na comunidade São Luís e dia 13/11 na Vertentes.

"Nós procuramos fazer uma logística em diversos locais da cidade. As mulheres marcam o exame na própria unidade de saúde e o exame é realizado no local mais próximo a sua residência, tanto na cidade quanto na zona rural", esclarece Letícia.

Segundo a senhora Rosária, o exame foi rápido e prático. "Tudo ocorreu muito bem. Somos atendidas por moças educadas e atenciosas, gostei muito. E é gratificante porque o pessoal foi na casa da gente, fizeram o trabalho, avisaram e está tudo ótimo."