SpaceX perde contato com carro que mandou ao espaço e divulga sua última foto



Nesta semana, a SpaceX fez história ao lançar pela primeira vez o Falcon Heavy, foguete que agora detém o título de "mais poderoso do mundo". Na ponta do foguete havia um carro modelo Roadster, da Tesla, que perdeu contato com a Terra na última quinta-feira, 8.

Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, divulgou no Instagram a última imagem de "Starman", apelido que o bilionário deu ao boneco vestido em um traje espacial que foi colado ao assento do motorista do Roadster que agora vaga pelo espaço. 

O lançamento do Falcon Heavy foi, na verdade, um voo de testes em que a SpaceX quis provar que é capaz de duas coisas: decolar a partir da Terra e trazer ao menos parte dos propulsores de volta para serem reutilizados; e enviar um objeto em direção a Marte.

O primeiro plano deu quase certo. O foguete de fato decolou e a maior parte dele conseguiu voltar em segurança à Terra, pronta para ser reutilizada em futuras missões oficiais. Foguetes reutilizáveis podem reduzir, e muito, os custos de viagens espaciais.

O segundo plano, porém, não deu muito certo. A ideia da demonstração era de que, no futuro, a SpaceX pudesse mandar uma cápsula tripulada até Marte. No lugar de homens, a empresa colocou um Roadster e um boneco apelidado de Starman, cujo destino era a órbita de Marte.

Um erro de cálculo confirmado depois do lançamento, porém, indica que o Roadster vai acabar passando longe da órbita de Marte, e continuará voando rumo ao cinturão de asteroides, passando perto da órbita do planeta anão Ceres.

O Roadster foi mandado ao espaço acompanhado de câmeras que faziam transmissão em tempo real para a Terra. Mas, como previsto, a bateria do sistema acabou depois de 12 horas e o carro perdeu todo e qualquer contato com a base da SpaceX.

"Depois disso, ele vai ficar no espaço profundo por talvez milhões, ou bilhões de anos. Quem sabe?", disse Musk numa coletiva de imprensa, segundo o TechCrunch. "Talvez ele seja descoberto por uma raça alienígena que vai pensar 'o que eles estavam fazendo? Será que eles veneravam esse carro?'.", brincou ainda o bilionário.

 

Objeto celestial

A Agência Espacial dos EUA, a Nasa, também listou o Roadster enviado ao espaço pelo Falcon Heavy como um objeto celestial no seu banco de dados do programa Horizon, informou o Gizmodo. É o mesmo repositório que monitora outros objetos no Sistema Solar, como satélites, luas e planetas.

O registro da Nasa dá mais detalhes sobre o Roadster lançado ao espaço. Além de um boneco vestido com um traje espacial, o carro vem com as inscrições "Don't Panic" ("Não entre em pânico", em tradução livre) no painel, uma referência ao clássico de ficção científica "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

Além disso, há um pen drive no carro com uma cópia digital dos livros da série "Fundação", de Isaac Asimov. Por dentro, é possível ler as inscrições "Made on Earth by humans" ("feito na Terra por humanos"). Por fim, a Nasa também revelou que, sobre o painel do carro, há uma miniatura dele mesmo com um astronauta de brinquedo colado no banco do motorista.

A agência espacial ainda alerta que, devido a imprevistos naturais, como ventos solares, radiação termal ou outros fenômenos, nada impede que a rota do Roadster mude nos próximos anos e ele não acabe no cinturão de asteroides. Ou seja, existe a possibilidade de que, em alguns séculos ou milênios, o Roadster volte, irreconhecível, para a Terra.

Com informações do Olhar Digital