Marden Menezes alerta sobre perigo de autorização para novos empréstimo do Governo



O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) alertou para o perigo da autorização concedida hoje (21) pela Assembleia Legislativa do Piauí para que o Governo do Estado possa realizar novos pedidos de empréstimos junto a bancos públicos e também a instituições não-financeiras. Segundo o parlamentar, a liberação para que o Estado possa realizar novas operações de crédito é “temerária” já que o governo não vem aplicando os recursos adquiridos em empréstimos anteriores nas obras destinadas.

O deputado reclamou ainda da falta de transparência por parte do Executivo Estadual, pois não consta na Mensagem nº 59, enviada pelo Governo, nenhum esclarecimento sobre o como e em quê serão aplicados esses recursos oriundos de novos empréstimos. “O Governo volta a bater na porta dessa Casa tentando aprovar mais uma medida de operação de crédito, que a Assembleia dê mais um cheque em branco para o Poder Executivo, numa situação que não há a menor transparência na utilização desses recursos”, frisou Marden Menezes.

O parlamentar questionou ainda a falta de capacidade financeira do Piauí para realizar novas operações de crédito. Para ele, o Estado está se endividando sem condições de pagar a conta. “Nós estamos empurrando para frente um problema que com certeza agravará ainda mais a situação financeira do Piauí para as próximas gerações”, alertou.

O alerta do deputado Marden Menezes é feito à luz das denúncias dos deputados Robert Rios (PDT) e Gustavo Neiva (PSB) sobre o desvio de recursos de empréstimos com o Banco Mundial e bancos públicos. Segundo os deputados, já foram sacados R$ 307 milhões da conta única do Estado, dinheiro esse oriundo desses empréstimos, que não foram aplicados em obras.


A mensagem de nº 59 foi aprovada hoje tanto nas comissões de Constituição e Justiça e Finanças e também no plenário da Alepi.