Botão Online
J Frios (botao)
Botão BOticario
Botão Studio do Chef
Cristian Matos
Dnanes
Ideal
kELSEY BARBEARIA
Centro Optico (Botão)
Auto Escola Piripiri (botão)
Drogaria Saúde e Vida (Botão)

Com três mortes em investigação por dengue e 129 casos confirmados no município de Barras, a 200 km de Teresina, foi realizada uma reunião para reforçar e orientar representantes do município sobre as medidas de combate ao avanço das arboviroses, onde foi discutida a atualização do Plano de Contingência Municipal e a possível ativação do Centro de Operações de Emergência (COE) municipal. A reunião contou com a presença da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), secretaria municipal, vereadores e representantes das diversas categorias da saúde que trabalham na cidade. 

A Sesapi levou uma equipe composta por pessoas da Secretaria da Epidemiologia e o assessor técnico do Ministério da Saúde. A diretora de Epidemiologia, Amélia Costa, explicou que os óbitos em investigação estão sendo reavaliados.

 “Foram reavaliados os óbitos em investigação, porque o exame realizado pelo município de Barras foi negativo. O hemograma dizia que as plaquetas estavam muito baixas. Consequentemente, não foi colhido o material para fazer o PCR, que detecta a doença, que é a biologia molecular da qual o Ministério da Saúdep ropõem como encerramento de casos ou óbitos de dengue”,  explica a diretora.

O plano de contigência prevê ainda, ações educativas e preventivas, com foco na notificação de casos suspeitos, disseminação de informações sobre sinais de alerta e sintomas de gravidade, fortalecimento da comunicação com a comunidade por meio de igrejas, associações e sindicatos. A continuidade do "Dia D" de limpeza também está entre as prioridades. 

A capacitação das equipes de saúde para cumprimento do plano será dividida entre estado e município, os médicos do hospital local receberão treinamento do Estado, enquanto a capacitação na Atenção Primária à Saúde ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.