12 anos da tragédia da barragem de Algodões




Há 12 anos acontecia a tragédia da barragem de Algodões, que custou a vida de inúmeros piauienses, não apenas as nove vidas que se perderam no momento em que o maciço d’água arrebentou, provocando uma avalanche de água, lama e destroços, que arrastou tudo o que havia pela frente no Vale do Pirangi.

Não bastassem as vidas humanas perdidas e os prejuízos materiais causados aos sobreviventes,
a tragédia arrasou o meio ambiente e a economia daquela região, que nunca mais voltou a ser a mesma, com a perda do reservatório que preservava 50 milhões de metros cúbicos de água.

A imagem acima registra o dia em que, após uma longa batalha judicial, finalmente conseguimos que o Governador Wellington Dias, que se recusava a assumir a sua responsabilidade na manutenção da Barragem e na indenização das vítimas, cedesse e autorizasse acordo homologado em juízo, pelo Tribunal de Justiça do Piauí, para a indenização das vítimas, sob pena de enfrentar consequências severas nas ações penais em curso pela negligência e omissão do poder público estadual.

Até o presente momento, desde a tragédia, o Sr. Governador, pessoalmente, nunca recebeu os representantes das vítimas para uma única conversa ou diálogo.

A direita na imagem, ao meu lado, estava um dos homens mais dignos e determinados que já conheci, o Professor Corcino Medeiros, grande responsável pela mobilização e união das famílias da região na luta por seus direitos.

Tive a honra de ao seu lado, como parlamentar, cidadão e advogado, fundar a AVABA - Associação das Vítimas e Amigos das Vítimas da Barragem de Algodões, entidade que até hoje presta relevantes serviços à população local.

As indenizações vieram, após longa jornada de sofrimento. No entanto, os prejuízos às famílias são permanentes.

A lembrança dessa data jamais sairá da minha memória assim como o compromisso de continuar abraçando as causas justas da nossa população.

Meu amigo Sr. Corcino não está mais entre nós, mas o seu exemplo ilumina a todos que tiveram a satisfação de conhecê-lo.

Em memória às vítimas de Algodões.

Dep. Marden Menezes