86 99924-3051


Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna

Macaquinho 'toca o terror' em Piripiri, é resgatado e devolvido para a natureza

Um macaco-prego danadinho foi resgatado na cidade de Piripiri e devolvido para a natureza para não ser morto por populares.

O bombeiro civil David Brito informou ao 180 que moradores do bairro Floresta estavam incomodados com as peraltices do animal.

"Ele entrava nas casas, pegava os alimentos, bagunçava as coisas, derrubava tudo, quebrava tudo, as pessoas tentavam pegar ele e ele chegava a morder, estava botando o terror, a vizinhança estava com medo", afirmou.

"Fui atender a ocorrência e fiz a captura, devolvi ele para a natureza, em um local que não oferece perigo para ele, nem com casas  e pessoas que possam tentar matar o bichinho", concluiu David. 180graus.com

Secretaria de Saúde Municipal de Piripiri realiza campanha de Mamografia

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (Sesam) está realizando no Centro de Saúde da Mulher, a Campanha de Mamografia em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. A campanha começou nesta quinta, 22 de julho e vai até o dia 31. É importante ressaltar que mesmo com a pandemia da Covid-19, as outras doenças como o câncer de mama continuam a existir.
“Começamos essa campanha desde ontem, dia 22 de julho, e vai até o dia 31 deste mês. As pacientes serão atendidas e vamos dar prioridade a quem nunca fez exame. Elas serão encaminhadas pelas unidades de saúde. Temos uma unidade móvel de Raio X e todo um suporte será oferecido para elas. Hoje já atendemos 28 mulheres e a previsão é realizar 60 exames por dia, a partir das sete da manhã. O exame é importante porque detectando o câncer, já se pode começar o tratamento”, disse Julianny Barbosa, coordenadora do Centro.
No local, há três obstetras e dois ginecologistas para atendimento. Rosângela Monteiro, professora, fez o exame hoje. “É um exame muito importante e ele é gratuito. Vamos nos cuidar. Essa campanha é perfeita porque dá valor a nós, mulheres”, disse.  
O câncer de mama no Brasil é um dos mais fortes entre as mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde.

Equatorial faz alerta para queimadas que danificam a rede elétrica

A Equatorial Piauí fez um alerta nesta quinta-feira (22) sobre o aumento das ocorrências envolvendo queimadas que danificam a rede elétrica. Em 2020, foram registradas 537 queimadas e este ano já passam de 470 ocorrências.  

Só em Teresina já  foram identificados mais de 130 eventos desse tipo. Com o aumento da temperatura com a chegada do B-R-O Bró, a empresa faz alerta para conscientizar a população. Segundo o Corpo de Bombeiros mais de 90% dos incêndios são causados pelo homem. 

Em 2021, as cidades com maiores ocorrências de queimadas próximo à rede elétrica são Teresina, com 292 registros, Parnaíba com 22 ocorrências e São João do Piauí com 16 ocorrências. 

Segundo a empresa, além de causar interrupções no fornecimento de energia, esses eventos podem trazer transtornos para a população e serviços essenciais.

“Quando ocorrem queimadas próximo à rede elétrica, o calor danifica as estruturas e cabos condutores, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes da região. Inclusive, o fogo pode atingir vários postes e muitos metros de rede, fazendo com que o serviço para recompor a estrutura demande um tempo considerável. Ressaltamos ainda que além dos prejuízos causados, dependendo da circunstância, a prática de queimada pode configurar crime”, reforça Eduardo Abreu, Executivo de Manutenção da Equatorial Piauí.

A distribuidora reforça que em casos de incêndios próximos a rede elétrica, a Equatorial Piauí também deve ser acionada para tomar as medidas relativas à distribuição de energia. Quando o fogo estiver atingido uma rede elétrica energizada, não deve haver aproximação e o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente, por meio do número 193.

Dicas para evitar queimadas

A Equatorial Piauí também reforça algumas dicas para evitar essas ocorrências como evitar acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica, não jogar pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação, apagar com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para matas e não colocar fogo em terrenos baldios ou lixões.

Em Piripiri na BR 222 homem morre em colisão frontal com caminhão

Um acidente fatal registrado na Br 222, em Piripiri, logo após a entrada do povoado Formosa. A vítima foi um motociclista, que morreu no local.

O acidente ocorreu nesta terça-feira (20), por volta de 6hmin40. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motocista, de 32 anos de idade, colidiu de frente com um caminhão. O motorista, de 55 anos, permaneceu no local e prestou informações aos policiais. A identidade da vítima não foi divulgada.

Os policiais estiveram no local do acidente e verificaram, através dos vestígios, que o condutor da motocicleta, ao realizar uma ultrapassagem em local proibido, colidiu frontalmente com o caminhão. O motociclista é inabilitado. A Polícia Civil e o IML foram acionados para os procedimentos cabíveis. 

Fonte: PRF

Governadores do NE irão pagar auxílio de R$ 500 para órfãos da Covid-19

Decisão tomada na reunião do Fórum de Governadores do Nordeste garante o pagamento pelos Governos dos Estados, um auxílio social de R$ 500 mensais para órfãos de pai e mãe, mortos durante a pandemia da Covid-19, informou o governador Wellington Dias (PT) na tarde desta segunda-feira (19).

Segundo o governador Wellington Dias, 500 famílias no Piauí perderam os pais e as mães e agora serão beneficiadas com o pagamento do projeto, denominado Nordeste Acolhe. "É um compromisso social, mas também uma preocupação com os efeitos pós-pandemia da Covid-19”, falou Wellington Dias.

Dias informou que ele e os outros governadores do Nordeste irão apresentar, em agosto, os projetos de lei criando o auxílio social para os órfãos da pandemia da Covid-19 para iniciar o pagamento no próximo mês.

O projeto do auxílio social para os órfãos da pandemia da Covid-19 é chamado de Nordeste Acolhe.

O governador Wellington Dias afirmou que os Governos dos Estados do Nordeste irão cuidar da população de forma mais ampla, buscando a geração de empregos e renda; manutenção do auxílio emergencial financeiro; ampliação dos investimentos.

"É uma situação particular que atingirá no Piauí mais de 500 famílias. É claro que terão o acolhimento do Estado, e, neste  caso o consórcio Nordeste", falou o governador Wellington Dias.

Segundo ele, a minuta dos projetos de lei que os governadores do Nordeste apresentarão nas Assembleias Legislativas criando o auxílio social para os órfãos da pandemia Covid-19 foi elaborada pela Comissão Técnica Social do Consórcio Nordeste, coordenada pelo governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).



Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna