O governador Rafael Fonteles (PT) confirmou, nesta quinta-feira (22), que o edital do concurso da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) será lançado em até 60 dias. O anúncio foi feito durante a solenidade de formatura e nomeação de 13 novos peritos da corporação.
Além disso, o governador também informou que o edital do novo concurso da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) até o final de 2025 e novas turmas do Curso de Formação da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros.
“Será publicado em breve no Diário Oficial do Estado. Estimo que em 60 dias teremos o edital da Polícia Civil e até o final do ano o edital da Polícia Militar, além das turmas novas do Curso de Formação da Polícia Penal e dos Bombeiros Militar, que será iniciado em dezembro deste ano”, disse.
Previsão de vagas e salário
A previsão é que o concurso da PC-PI ofereça 400 vagas, distribuídas entre os cargos de Oficial Investigador de Polícia, Perito e Delegado. Os salários variam de R$ 6,8 mil a R$ 19,5 mil, de acordo com a função.
Já o novo concurso da PM-PI, confirmado pelo secretário estadual de Segurança Pública (SSP-PI), Chico Lucas, não possui expectativa de vagas, mas as provas devem ser realizadas apenas em 2026, após a convocação da terceira turma de aprovados do concurso anterior.
Governo quer nomear 4 mil policiais até 2026
Durante o evento, Fonteles reafirmou a meta do governo de nomear 4 mil novos policiais até o fim de seu mandato. Segundo ele, 3 mil já estarão integrados às forças de segurança até o meio deste ano, com reforço prioritário nas delegacias do interior, principalmente na região Sul do estado.
"Vamos chegar no meio do ano a 3 mil novos homens e mulheres nomeados nas forças de segurança do estado, apenas no nosso mandato. Nossa meta é 4 mil, por isso teremos novos concursos. É compromisso nosso, uma prioridade do povo e portanto uma prioridade do nosso governo”, frisou Fonteles.