Botão Online
J Frios (botao)
Botão BOticario
Botão Studio do Chef
Cristian Matos
Dnanes
Ideal
kELSEY BARBEARIA
Centro Optico (Botão)
Auto Escola Piripiri (botão)
Drogaria Saúde e Vida (Botão)

Foi lançado nesta quinta-feira (15), no Auditório do Teatro João Cláudio Moreno, localizado no Memorial Espedito Resende, em Piripiri, o livro "Nos Tempos da Ferrovia – A História da Estrada de Ferro Central do Piauí na Cidade de Piripiri - PI", de autoria do professor e escritor José de Arimatéa Ferreira.O evento reuniu professores, produtores culturais e membros da comunidade, e contou com um bate-papo entre o autor e o professor Marco Matos (Professor Marcão), que debateram os bastidores da pesquisa, aspectos históricos e o impacto da ferrovia na transformação da cidade.

A obra destaca a chegada da Estrada de Ferro Central do Piauí na década de 1930, marco que acelerou o processo de modernização e influenciou diretamente a dinâmica social e econômica de Piripiri. Segundo José de Arimatéa, a publicação busca preservar a memória histórica da cidade, evidenciando o papel central da estação ferroviária e da ferrovia como vetores de desenvolvimento.

“A estrada de ferro e a estação ferroviária surgiram como irradiadores das transformações na cidade”, destacou o autor.

O livro foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Piripiri, reforçando a relevância do incentivo público à cultura e à preservação do patrimônio histórico local. A publicação propõe uma nova perspectiva sobre como os trilhos moldaram a identidade urbana e cultural do município.

Com uma narrativa fundamentada em documentos, relatos e estudos históricos, a obra de José de Arimatéa Ferreira se consolida como um registro indispensável para quem deseja compreender a história ferroviária do Piauí, especialmente o papel estratégico de Piripiri nesse contexto. Fonte e fotos: Portalsemfrontiras