Na manhã desta quarta-feira (7), a Polícia Federal iniciou duas operações simultâneas no Piauí, com o objetivo de enfrentar crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes. Batizadas de Carcará, as ações ocorreram nas cidades de Teresina e Corrente, onde foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.
As operações fazem parte de investigações distintas, mas com foco semelhante: reprimir a produção, o armazenamento e o compartilhamento de material com conteúdo de abuso sexual infantil, além de casos de estupro de vulnerável. De acordo com a PF, os suspeitos não possuem ligação entre si, mas todos poderão ser responsabilizados por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Um dos principais objetivos das operações é identificar vítimas e interromper a disseminação de material ilegal na internet. A Polícia Federal também reforça a necessidade de pais e responsáveis manterem uma vigilância ativa sobre a rotina virtual de crianças e adolescentes, para prevenir situações de risco tanto no ambiente online quanto no mundo real.