O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí reprovou as contas do Partido Progressista (PP) referentes as eleições de 2024 no diretório estadual do Piauí. A decisão foi tomada por unanimidade da corte e concordou com o parecer do Procurador Regional Eleitoral.
A assessoria de comunicação do Progressistas foi consultada a respeito da decisão do TRE, porém não se manifestou até a publicação da matéria.
De acordo com o parecer técnico conclusivo do TRE, o partido não cumpriu o prazo para envio dos relatórios financeiros, foi omisso na entrega de prestação de contas parcial e aplicou de maneira irregular os recursos do Fundo Partidário às candidaturas femininas ou negras tendo em vista que a transferência ocorreu apenas após a data estabelecida na legislação.
Em seu voto o relator esclareceu que, em virtude das irregularidades e falhas, de natureza grave, encontradas na prestação de contas apresentadas pelo Diretório Estadual do Progressista não foi possível o efetivo controle das mesmas pela Justiça Eleitoral devendo ser desaprovadas.
Ele determinou, ainda, que a agremiação aplique a quantia de R$ 131 mil, em programas de fomento à participação feminina na política, nas eleições subsequentes ao trânsito em julgado da decisão.
Fonte: cidadeverde